terça-feira, 11 de março de 2008

O que é o "B-Rh+"?

Abstract/Sinopse

“B-Rh+” é uma crítica à vida, ao comportamento social do Homem face à morte. A proposta que coloco é “dar vida após a morte”, atribuir utilidade ao corpo inanimado de se revelar como matéria social e crítica, como um elemento integrante dela, materializando o corpo em diferentes significados e interpretações. Com esta proposta pretendo levar a palavra criação ao expoente máximo do seu significado.


Descrição do projecto

Este projecto intermedia consistirá no processo de criação de uma espécie, diferente de todas as outras antes vistas e simultaneamente semelhante a todas elas. Proponho-me documentar a concepção de um animal desenhado por mim e pela natureza, um ser híbrido. Pretendo recolher a pele de diferentes animais mortos, de proporções semelhantes, e uni-las numa só criatura (recorrendo à taxidermia ou embalsamamento) assinando-a no final com a tinta encarnada que suporta a minha existência. O meu sangue. O B-Rh+.
A minha criação será sangue do meu sangue, percurso e extensão da minha própria existência, serei eu sob a forma daquilo o que pretendo que seja, que exista. A fronteira que antes separou as nossas divergentes existências, será agora intimamente profunda. O objectivo é, como referi na sinopse, dar vida após a morte, mas para além disso pretendo questionar a capacidade e o poder da criação/criatividade humana, no que toca a questões de concepção não natural ou não uterina. Será que ao pegar em diferentes animais mortos, uni-los, e dar-lhes uma forma estou a inventar, a criar? Posso considerar a criação artística como minha ou estou apenas a juntar peças que a natureza me forneceu? Estas são questões que pretendo documentar e esclarecer no meu percurso de trabalho.
Em suma e muito sucintamente, derrubar fronteiras, criar elos de íntima relação entre criador, criação e matéria, num novo corpo, num novo ser. É este o meu propósito.

Sem comentários: