quinta-feira, 20 de março de 2008

Ponto de Situação #1 - Materiais e Contactos

Irei escrever nesta mensagem o ponto de situação do projecto (#1) no que toca à recolha de materiais e contactos.
Até à data foi feita quase toda a recolha de materiais necessários para a prática da taxidermia e de tudo aquilo que ela envolve. Recolhi inúmeros contactos e localizações de drogarias, lojas, faculdades, instituições e empresas que me pudessem ajudar a concretizar o meu projecto. Seja na recolha de materiais, na descoberta de animais mortos, ou nos ensinamentos de diferentes técnicas de embalsamar.
Alguns contactos e localizações levantados foram:

. O Pantanal - Comércio de animais de estimação – empresa de importação e exportação de animais situada em Alfena;
. Terra Selvagem - Atelier de Taxidermia – empresa dedicada à preparação de Troféus de Caça e objectos de decoração de interiores;
. Drogarias Moura, Louzada, Torrinha e Marília;
. Farmácias Vitália, Lemos, Sá da Bandeira, São Lázaro;
. Zoo da Maia;
. Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto;
. Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar;
. Instituto de Medicina Legal;
. Museu de História Natural da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto;
. Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade;
. Parque Natural Serras Aire e Candeeiros;
. Parque Biológico de Gaia.

Até ao momento apenas foram contactadas a empresa Terra Selvagem e as Drogarias e Farmácias, algumas por telefone e outras pessoalmente. As farmácias foram contactadas unicamente para procurar Ácido Fórmico (um dos “ingredientes” na fórmula do líquido de preparação da pele animal). Já as Drogarias foram contactadas pela mesma razão e para tentar encontrar materiais.
O deambular pela cidade é muito importante para a descoberta de materiais pois apercebi-me da existência de locais onde não há contacto disponível por nenhum meio de divulgação que conheço.
O mais importante contacto até agora foi feito pessoalmente na loja da Terra Selvagem em Matosinhos. Primeiro contactei a loja por telefone, expliquei a situação em que me encontro, dirigi-me à loja e falei com a gerente, Daniela Borges. Extremamente simpática, a Daniela indicou-me o contacto de Duarte Botelho (taxidermista da empresa) e apontou-me ainda algumas dicas relativamente à forma como deveria encaminhar o meu projecto, tendo em conta a escassez de tempo, recursos, conhecimento e experiência no ramo. Desde já o meu Obrigado!

Sem comentários: